Entre em contato:
(11)4339-2400 / 4339-2943
Home > Blog > Blog Codismaq > Móveis de escritório devem ser planejados com ergonomia

Móveis de escritório devem ser planejados com ergonomia

Na empresa ou em casa, corporativo ou home office, a escolha correta dos móveis para escritório é muito importante tanto para o conforto quanto para a saúde.

É fundamental considerar os preceitos ergonômicos na hora de planejar estes ambientes. Especialistas explicam que boa postura, regulagens de alturas para mesas e cadeiras, disposição correta do monitor e do teclado, são apenas alguns dos itens a serem planejados, lembrando que o biotipo de cada pessoa e as características de cada tipo de profissão demandam especificações próprias e individualizadas.

A tecnologia vem se modificando e sendo introduzida em toda atividade de trabalho, com isso, todo tipo de escritório precisa se adequar para receber esse novo equipamento que se insere no mercado a todo instante, alterando a forma de como exercer a função.

A escolha correta dos móveis para escritório é tão importante quanto a de um bom profissional, na opinião do consultor de ergonomia e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Derly Araujo. Ele frisa que um mobiliário inadequado pode provocar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo sérios problemas de saúde.

Levando em conta a ergonomia, para fazer a escolha certa pelos móveis, o primeiro passo é medir o tamanho do espaço disponível e analisar quantas pessoas ocuparão o local, observar o nível hierárquico de cada uma e as atividades que serão desempenhadas, continua Derly.

A altura das superfícies de trabalho, como mesas ou bancadas, é reconhecida como fator de causa de dores no pescoço, ombro e costas. “A altura das mesas pode variar de 64 cm a 76 cm, dependendo da estatura da pessoa que vai ocupar o local." explica Derly.

Já as cadeiras devem ter as bases estáveis, cinco rodízios, ser giratória, ter regulagem de altura de assento, ajuste de inclinação e de altura de encosto, comandos de ajustes em posição acessível e com usabilidade. Para garantir maior conforto, o revestimento do assento deve permitir transpiração. A espuma deve ser espessa e semi rígida. O ideal, segundo o especialista, é dar preferência a produtos que possuam certificações, como a da ABNT, já que são diversas as normas e especificações técnicas que padronizam o mobiliário e asseguram contra acidentes e problemas de saúde.

A disposição das gavetas também é importante. A indicação são gaveteiros separados.

A importância da ergonomia para escritórios se justifica pela funcionalidade, segurança, prevenção de doenças laborais e pela produtividade.

Posts recentes

Como escolher a cadeira certa para trabalhar?

Não existe cadeira perfeita para todo mundo. Há muitos fatores a serem considerados: Ler mais[+]

Dicas de limpeza: móveis para escritório

Você que adquiriu seus móveis para escritório, pode se valer dessas importantes dicas para mantê-lo limpo e conservado: Ler mais[+]

Móveis de escritório devem ser planejados com ergonomia

Na empresa ou em casa, corporativo ou home office, a escolha correta dos móveis para escritório é muito importante tanto ... Ler mais[+]
Outros posts